Verão, sol, praia, piscina ou cachoeira. Quem não ama dar um tempo na rotina e relaxar? Mas é importante ter cuidado com as alergias mais comuns nas férias. Entenda.
As alergias mais comuns
De todas as alergias existentes, três se destacam durante o verão e as férias. São elas: alergias alimentares, à ferroada de insetos e as dermatites, que são inflamações na pele por causas diversas.
A alergia alimentar pode surgir mesmo em quem nunca teve um episódio. Fique de olho na procedência (e evite se necessário) dos alimentos mais famosos por desenvolverem reações alérgicas: amendoins, castanhas, frutos do mar, leite, ovo, peixes, soja e trigo.
Os principais sintomas das alergias alimentares são vermelhidão e bolhas na pele, além de manifestações gastrointestinais, respiratórias e cardiovasculares. Na pior das hipóteses, pode ocorrer choque anafilático, dificultando a respiração do paciente.
Já as alergias às ferroadas de insetos, como abelhas, formigas e vespas, podem ser fatais se o paciente for hipersensível. Nesses casos, deve-se procurar ajuda médica com urgência. Os principais sintomas dos alérgicos a insetos são lesões que provocam coceira mesmo fora do local da ferroada, inchaço de pálpebras, lábios e orelha, falta de ar, tosse, queda da pressão, taquicardia, obstrução das vias aéreas, náuseas e suores intensos.
As dermatites podem ser desencadeadas por causa de produtos como protetor solar, bronzeador, hidratante e maquiagens. As tatuagens de henna também podem dar início ao problema. Os sintomas mais comuns na pele são vermelhidão, descamação, bolhas, coceira intensa e sensação de queimadura.
Lembre-se que toda alergia merece uma atenção especial, com uma avaliação médica. Evite situações de risco e a automedicação. E se você sabe que é alérgico a alguma coisa, avise aos seus companheiros de viagem.
Yorumlar