Quando o sistema imunológico passa a produzir anticorpos contra componentes do próprio organismo, estamos diante de uma doença autoimune. Elas ainda são um mistério para a ciência e estão presentes no cotidiano de muita gente.
O que acontece?
Os motivos ainda não são bem esclarecidos, mas se sabe que o nosso corpo começa a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las.
Uma doença autoimune é uma doença causada pelo nosso sistema imunológico, que passa a funcionar de forma contrária.
As causas podem ser variadas, desde pré-disposição genética a influência de fatores e agentes externos como bactérias, vírus, toxinas, medicamentos específicos e estresse.
Grupo de risco
As mulheres desenvolvem as autoimunes até 3 vezes mais que os homens, que geralmente ataca após os 65 anos. Mas, isso é apenas uma estimativa da maioria, o que quer dizer que essas doenças podem atacar também jovens e pessoas do sexo masculino.
Há vários tipos e estágios de gravidade de autoimunes. Algumas atacam glândulas não vitais, como a tireoide. Nesse caso, o paciente consegue viver tranquilamente, tomando apenas um comprimido ao dia. Entretanto, há casos bem mais complicados, com ataques a órgãos e estruturas vitais, como sistema nervoso central, vasos sanguíneos, coração e pulmões.
Sintomas iniciais
Os sintomas vão variar de acordo com a doença a se manifestar. Por isso é tão importante buscar ajuda médica quando sentir algo diferente, para que haja orientação profissional. Automedicação só irá mascarar o problema e prolongar um diagnóstico e tratamento acertado.
As doenças autoimunes mais comuns são: lúpus, psoríase, artrite reumatoide, vitiligo, diabetes tipo 1, esclerose múltipla, doença de Crohn e doença celíaca.
Evite sempre automedicação e visite um médico anualmente. Tudo que é descoberto no início se torna mais fácil tratar.
Comments