top of page

A importância da atividade física para a saúde física e mental dos idosos

Como você se imagina na 3ª idade? Com dores e dificuldades de locomoção? Saiba que a atividade física é uma ótima aliada para quem deseja envelhecer com saúde.




Estudos comprovam


De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Cambridge, que avaliou resultados de mais de 1.500 pessoas acima dos 60 durante 6 anos, é possível afirmar que as pessoas que praticaram atividade física tinham uma melhor qualidade de vida quando comparadas aos que não tinham uma vida tão ativa.


Foram levados em consideração como “qualidade de vida” fatores importantes como a capacidade de cuidar de si mesmo, dores crônicas e a ansiedade. Fazer 1 hora de atividade diária já foi suficiente para os praticantes terem dados mais condizentes com o bem-estar.


Por outro lado, mesmo os que faziam atividade, mas se dedicavam apenas 45 minutos diários ao invés de 1 hora, mostraram uma melhora mais tímida quando comparados ao primeiro grupo. Tinha uma qualidade de vida melhor que os totalmente sedentários, mas pior do que aqueles que faziam 1 hora de atividades diárias.


De acordo com esse estudo, também ficou evidente que, no caso dos idosos, atividades cotidianas contam como atividades físicas. Exemplos são caminhadas dentro de casa e a prática da jardinagem.


Faça atividade física. Ela é capaz de promover melhoras significativas em sua saúde física e mental e garantir uma terceira idade com muito mais ânimo e disposição.


Comentários


bottom of page