Novos estudos concluem que o câncer tem sido diagnosticado, cada vez mais, em pessoas abaixo dos 50. Veja mais sobre este assunto.
Dados alarmantes
Um estudo publicado na revista britânica BMJ Oncology concluiu que os casos de câncer têm crescido, consideravelmente, entre o público mais jovem: dos 14 aos 49 anos. Para se ter uma ideia, entre 1990 e 2019, os diagnósticos aumentaram 80%, passando de 1,80 milhão para 3,26 milhões.
Naturalmente, parte do aumento se deve ao aumento populacional, mas alguns hábitos de vida contribuíram, significativamente. Entre eles o tabagismo, a má alimentação, o consumo de álcool, o sedentarismo e a obesidade.
É importante ressaltar que, embora o câncer possa ocorrer em qualquer idade, a maioria dos casos ainda ocorre em pessoas mais velhas. No entanto, o aumento da incidência em pessoas jovens destaca a importância da promoção de estilos de vida saudáveis, acesso a cuidados de saúde preventivos e educação sobre os fatores de risco. A pesquisa contínua também é fundamental para entender melhor por que o câncer está afetando uma parcela crescente da população jovem e como melhor abordar essa questão de saúde pública.
Comentarios