Você já notou que, durante os dias mais quentes, seu humor muda? Algumas pessoas não se incomodam, mas há quem fique bem mais irritado que o normal. Saiba que isso tem uma explicação científica.

A ciência por trás do calor
Quando entramos em contato com temperaturas exageradamente quentes, o corpo perde a capacidade de adaptação de manter a temperatura em níveis normais. É o chamado estresse térmico. O calor faz com que os nossos vasos sanguíneos se dilatem, diminuindo nossa pressão. A oxigenação dos órgãos e tecidos também fica comprometida. Isso dá hipotensão, mais irritabilidade, dores de cabeça, taquicardia e até desmaio.
Além desses desconfortos, o calor intenso provoca sudorese, que pode nos deixar desidratados. A perda de líquido através do suor também causa a perda de eletrólitos, causando cãibras. Tudo isso somado, leva à liberação de hormônios de estresse.
Como evitar o desconforto
Algumas recomendações simples podem trazer grandes alívios para esses desconfortos gerados pelo calor excessivo.
Evite ambientes muito quentes ou se refresque usando ventiladores ou ar-condicionado. Tome bastante água, em dias cuja temperatura está mais elevada, o ideal é que sejam consumidos 3 litros. Dê preferência a alimentos leves e use roupas mais confortáveis. Evitar o exagero de bebidas alcoólicas também é uma boa dica.
Em resumo, se você fica mais irritado no verão, busque alternativas que diminuam essa sensação de calor extremo. Certamente isso terá influência positiva no seu humor.
Comments