Uma informação muito útil, que poucos conhecem. Situações relacionados à saúde bucal podem ocasionar problemas de coração. Entenda melhor!
Endocardite
Quando se percebe uma cárie, de maneira geral, pensa-se que o tratamento deve ser feito com um dentista e que todas as complicações relacionadas a problemas bucais são resolvidas em um consultório odontológico. Certo?
A endocardite existe para provar que essa teoria é falha. Ela surge quando bactérias presentes numa infecção dentária são liberadas na circulação, alojando-se em algumas estruturas do coração, como membranas e válvulas cardíacas. Isso pode trazer complicações como a corrosão e disfunção do tecido valvular.
Os sintomas mais comuns da endocardite são febre, muito cansaço, palpitações e, no exame clínico, o cardiologista constata a presença de um sopro no coração.
O melhor a ser feito é fazer visitas regulares ao dentista e evitar complicações maiores. Em casos de infecções na gengiva ou abcessos, é importante redobrar os cuidados e manter aberta a possibilidade de se consultar com um médico cardiologista.
Comments